Descrição:
O que acha de olhar para o painel e ver a calibragem dos pneus ou de regular a altura e rigidez da suspensão sem ter que descer da moto, apenas em cliques de botão? Fantástico, né? Estas e muitas outras sutilezas fazem da BMW R 1200 GS uma moto pronta para qualquer tipo de desafio, dentro ou fora da estrada, mantendo extremo luxo e conforto.
Tida por muitos como a melhor moto do mercado para viagens longas e grandes expedições, essa aventureira da BMW mostra a quem a pilota que esse título não é dado em vão. Um projeto que envolve tanto requinte e regalias ao piloto que fica impossível de não se encantar.
Dotada de um motor boxer bicilíndrico de 1.170 cm³, gerando 125 cv de potência a 7.750 rpm e 12,75 kgf.m de torque a 6.500 rpm, com refrigeração mista ar-líquida, trabalhando com câmbio de seis marchas, temos uma fera extremamente forte, mas muito fácil de ser domada, com aceleração gradativa e suave, totalmente na mão do piloto. A vibração passada ao motociclista é mínima, sentida apenas em rotações mais altas, mas não chega a incomodar.
Apesar da potência alta, o consumo é muito bom e oscilou entre 15,5 km/l e 17,2 km/l, que associados aos 20 litros do tanque proporcionam uma bela autonomia.
A máquina conta também com transmissão por eixo Cardã, que requer menos manutenção, trazendo ainda mais confiabilidade para o que se propõe.
Com seu belo e agressivo design, remetendo claramente a uma moto aventureira, a GS se impõe pelo seu porte muito avantajado e linhas robustas. O conjunto ótico, como em todos os modelos recentes da marca, divide opiniões quanto à beleza, mas cumpre com excelência seu papel, ainda mais com regulagem automática de luminosidade.
A ergonomia é algo perto da perfeição, com ótima posição para as pernas e braços, dando a piloto e garupa uma postura de grande conforto, sendo mais um fator favorável na hora de encarar trajetos mais longos.
É dona de uma ciclística sensacional, de dar inveja a muitas esportivas, permitindo uma precisão extrema em curvas e alcançando inclinações muito avançadas, tanto em alta quanto em baixa velocidade, com total segurança e firmeza.
Sobre a suspensão temos um capítulo à parte, pois o sistema conta com tecnologia que reduz bruscamente o efeito de mergulho, minimizando e quase anulando o afundamento da suspensão dianteira na hora da frenagem, e contando com sistema monobraço na parte traseira.
A tecnologia embarcada é riquíssima e fornece ao motociclista recursos como piloto automático, muito útil principalmente em estradas de longas retas, permitindo fixar uma velocidade e relaxar o punho do acelerador. E por falar em punho, conta também com aquecedor de mãos, um conforto extra para dias mais frios. O painel de instrumentos é bastante vasto e possibilita leitura fácil e rápida.
Fornece também ajustes eletrônicos para o modo de pilotagem, com destaque para o modo Rain, que significa chuva em inglês. Durante os dias de teste peguei um bocado de chuva e tive a oportunidade de utilizar o recurso, tanto na cidade quanto na estrada, e a confiabilidade é total, pois o piloto sente claramente a eletrônica trabalhando para que a tração, aceleração e frenagem sejam controladas, dando muita tranquilidade na pilotagem, mesmo em piso molhado.
Ao contrário dos últimos modelos que testei da BMW, onde os freios ABS deram sustos em algumas situações de piso irregular, na GS o sistema funcionou muito bem, com respostas muito precisas e firmes, além de contar com botão para desligamento, o que é ideal no uso off-road.
Mas nem tudo são flores e a 1200 GS também tem seus pontos negativos, com destaque para o uso urbano, que é dificultado pelo motor muito largo e pela distribuição de seus 212 kg de peso, que atrapalham bastante em manobras curtas. O para-brisa (bolha), apesar de contar com prático ajuste de altura, distorce a imagem à frente, o que pode atrapalhar a pilotagem para pessoas com estatura mais baixa.
Definitivamente é uma motocicleta que veste o piloto, ideal para longas viagens, oferecendo o que há de melhor em tecnologia e permitindo uma pilotagem completamente despreocupada e fácil, dando ao motociclista a possibilidade de focar 100% em seu trajeto, na certeza de que o equipamento vai corresponder, independente do terreno ou situação.
A BMW 1200 GS é uma moto que enfatiza o sentido do prazer de pilotar.